VERBO JURÍDICO LANÇA LIVRO DE SERGIPANOS

O Novo Regime Jurídico da Prisão Cautelar à Luz da Lei 12.403/11: Comentários à Jurisprudência do STF e STJ, de Gabriel Salvino Chagas do Nascimento, Luã Silva Santos, Lucas Campos Salmeron Dantas, Rodolfo Tomaz de Oliveira e Vanilson Guimarães de Santana Júnior, publicado pelo Verbo Jurídico Editora, de Porto Alegre, 2012, com prefácio do Promotor de Justiça do Estado de Sergipe, Coordenador de Ensino da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, Magister Legum e Doutorando em Direito Penal da Universidade de Frankfurt, Dr. Newton Silveira Dias Júnior.
Em 148 páginas, divididos em cinco capítulos, sendo o primeira assinado por Lucas Salmeron, Pós-Graduado em Direito Processual e Analista do Ministério Público sergipano, cinco jovens juristas, todos servidores do Parquet, excussionam pela hermeneutica das prisões cautelares, partindo da Teoria Geral da Prisão Processual até alcançar os Aspectos Jurisprudenciais sobre Prisão Preventiva e Liberdade Provisória. É uma obra corajosa, como nos adverte Newton Júnior em seu prefácio, direcionada ao público academico, não deixando escapar copiosa jurisprudência das Cortes Superiores que não só enriquecem a obra, mas sobretudo fornece um chão sólido para a análise do instituto da prisão cautelar e instala um novo paradigma cuja construção doutrinária se dá com grandes mestres como Eugenio Pacelli de Oliveira, Tourinho Filho, Paulo Rangel, Guilherme Nucci, Mirabete, Luiz Regis Prado, Pedro Lenza, Norberto Avena, Nestor Távora e muitos outros, incluindo os clássicos Aristóteles, Beccaria e Rousseau.
São escritores jovens. Essa é a primeira obra de todos eles. Estou lendo com justa alegria o exemplar que recebi das generosas mãos do Doutor Lucas Salmeron. Outras virão. Teimo na crença. E o que mais me alegra é sentir a jovem inteligência jurídica sergipana produzindo, pensando, vendo e revendo o Direito.
Não é uma obra de estante. É obra para ser lida, relida e consultada, até mesmo pela riqueza da jurisprudência do STF e STJ que colacionaram seus autores. No mais, desejo sucesso aos jovens juristas sergipanos e os parabenizo por essa obra que, mesmo sendo a primeira de muitas que hão de vir, nasceu madura dado o visível esforço dos seus autores de oferecer ao público leitor algo que valesse a pena ser lido. Conseguiram o feito. No mais, é sucesso.

Paulo César dos Santos, estudioso do Direito, Finanças, Empreendedorismo e Filosofia. Poeta, Jornalista filiado a Associação Sergipana de Imprensa e presidente do Instituto Nobre (Recife - Pernambuco).

Comentários