MEIO AMBIENTE. SUSTENTABILIDADE.

Conquistas da Administração Ivan Leite (2005-2012)

"Enquanto prefeito de Estância de 2005 a 2012 tratamos com cuidado do meio ambiente.Estância faz a reciclagem de pneus usados de olho na redução dos focos de dengue

Sabe-se que os pneus usados largados dentro e fora das lixeiras representam iminente perigo à população e, por conseguinte, um mal para o meio ambiente. Entre 2005 e setembro de 2011, a Prefeitura de Estância recolheu mais de 17 mil pneus nas cercanias do município. Os pneus abandonados além de funcionarem como abrigo para animais roedores, répteis, peçonhentos, são também ideais para a eclosão do mosquito da dengue, principalmente, nos períodos chuvosos; além de serem muito suscetíveis a incêndios, seja por ato de vandalismo ou por meio de raios solares e até mesmo por combustão espontânea.

Eventualmente, muitos proprietários buscam reutilizar os pneus usados depois de esses passarem pelo processo de recauchutagem; mas chega o momento que esses pneus atingem o fim da sua vida útil e não podem ser mais recauchutados. É preciso que seja encontrado um meio de armazenamento final.

“Preservar a vida humana é obrigação de todos”. Por ser um dos maiores criadouros de dengue, os pneus velhos têm recebido um olhar diferenciado por parte da Prefeitura Municipal de Estância. Desde o ano de 2005, o prefeito Ivan Leite tem trabalhado com o fito na diminuição dos índices de infestação do Aedes Aegypti e os resultados têm sido positivos. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura tem efetuado uma gama de outras ações de olho no combate ao mosquito transmissor.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A organização mundial da saúde (OMS) estima que 80 milhões de pessoas se infectem anualmente, em 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência.

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, espalhou-se por uma área onde vivem cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo nas Américas, está presente desde os Estados Unidos até o Uruguai, com exceção apenas do Canadá e do Chile por razões climáticas e de altitude. Em nosso país as condições sócio-ambientais favorecem a expansão do mosquito.

O prefeito Ivan Leite, primando pela preservação do meio ambiente e pela qualidade de vida dos seus munícipes, através da Secretaria Municipal de Saúde, autorizou o recolhimento dos pneus velhos deixados nas empresas e nas borracharias locais e os repassa à Empresa CBL-Comércio de Reciclagem de Borracha Ltda., sediada na cidade de Feira de Santana/BA; a parceria tem rendido resultados positivos e contribui com a saúde da população Estanciana. Desde 2005, mais de 17 mil pneus foram recolhidos.

Segundo o diretor de Vigilância à Saúde, Antônio Batista Assunção, o Município efetivou o cadastramento das empresas e borracharia existentes na cidade e faz o recolhimento dos pneus inservíveis semanalmente. Os resultados são positivos e dá a Prefeitura uma posição de vanguarda e revela que a Prefeitura se preocupa com os seus munícipes. O projeto de recolhimento dos pneus em desuso é uma mostra que Estância está em Progresso.

Confira a totalidade de pneus recolhidos nos últimos anos:

2005 = 989
2006 = 1.068
2007 = 1.230
2008 = 1.875
2009 = 3.225
2010 = 4.700
2011 (até 20/09/11) = 4.009 ".

Comentários