HISTÓRIA DE ESTÂNCIA - SERGIPE.

Pingo de história. Muitos não percebiam na época a importância política daquela eleição – salvo o próprio Ivan, que sempre demonstrara grande lucidez de análise, até porque se trata de um humanista – apesar de sua primeira formação acadêmica seja de engenheiro eletricista.
Pois bem. Em 05 de Outubro de 1988 o Brasil assiste a promulgação da Constituição Federal que regeria um Estado Democrático de Direito. As eleições estavam previstas – e aconteceram, em 15 de Novembro daquele fatídico ano, e caberia aos Vereadores eleitos naquele pleito a construção da Lei Orgânica do Município, que é a “constituição” de cada município. E a figura de um prefeito com traços democráticos como Ivan seria decisivo para o destino da LOM – Lei Orgânica do Município, dando-lhe traços compatíveis com a democracia nascente e com o Estado Democrático que se esperava.
A Lei Orgânica do Município de Estância foi aprovada em 31 de Março de 1990, sendo Vereadores-Constituintes José Augusto de Andrade Gomes, Engenheiro Mecânico Saulo Henrique da Silva Siqueira, Nilton Pereira da Silva, Doutor José Augusto do Nascimento, Raimundo Seixas, José Bispo dos Santos, Gilson Batista dos Santos, Antônio José Montalvão de Abreu, Alcides José dos Santos, José Carlos Monteiro, José Nelson de Araújo Santos, Doutora Raimunda de Oliveira Soares Silva, Marluce de Melo, Antônio Miranda Barreto, Manuel Dantas Soares e Joel Pinto da Cruz.
Fonte:  Do “Chefe Invisível” Ao “Homem Chamado Trabalho”: IVAN LEITE – A Biografia - no prelo, de minha autoria.

Comentários