HISTÓRIA DE ESTÂNCIA - SERGIPE.
Pingo de história. Muitos
não percebiam na época a importância política daquela eleição – salvo o próprio
Ivan, que sempre demonstrara grande lucidez de análise, até porque se trata de
um humanista – apesar de sua primeira formação acadêmica seja de engenheiro
eletricista.
Pois
bem. Em 05 de Outubro de 1988 o Brasil assiste a promulgação da Constituição
Federal que regeria um Estado Democrático de Direito. As eleições estavam previstas
– e aconteceram, em 15 de Novembro daquele fatídico ano, e caberia aos
Vereadores eleitos naquele pleito a construção da Lei Orgânica do Município,
que é a “constituição” de cada município. E a figura de um prefeito com traços
democráticos como Ivan seria decisivo para o destino da LOM – Lei Orgânica do
Município, dando-lhe traços compatíveis com a democracia nascente e com o
Estado Democrático que se esperava.
A
Lei Orgânica do Município de Estância foi aprovada em 31 de Março de 1990,
sendo Vereadores-Constituintes José Augusto de Andrade Gomes, Engenheiro Mecânico
Saulo Henrique da Silva Siqueira, Nilton Pereira da Silva, Doutor José Augusto
do Nascimento, Raimundo Seixas, José Bispo dos Santos, Gilson Batista dos
Santos, Antônio José Montalvão de Abreu, Alcides José dos Santos, José Carlos
Monteiro, José Nelson de Araújo Santos, Doutora Raimunda de Oliveira Soares
Silva, Marluce de Melo, Antônio Miranda Barreto, Manuel Dantas Soares e Joel
Pinto da Cruz.
Fonte: Do “Chefe Invisível” Ao “Homem Chamado Trabalho”: IVAN LEITE – A Biografia - no prelo, de minha autoria.
Comentários
Postar um comentário