PASSEI DOS 40. E DAÍ OU E AGORA?

Pois é. Passei dos 40. Eu como dizemos por aqui, sou quarentão. Nunca pensei muito como seria ter mais de quarenta anos. A bem da verdade, eu não acreditava muito que chegaria a essa idade. Na verdade estou com quase quarenta e cinco. Vejo amigos numa boa, profissional, familiar e financeiramente, mas também há outros que estão fodidos. Acho que estou a meio termo, mas como dizia Aristóteles em sua Ética a Nicomaco, a virtude está no meio ("Virtus in médium est"). Se não está nem rico nem fodido significar alguma coisa, então sou virtuoso. Sinto que estou passando por um momento de decepções: com as pessoas, com as minhas opções, e o que mais me amedronta é a carência de projetos. Como ganhar dinheiro vem acompanhada de ganhar dinheiro para quê! Nunca fui desportista. Essa ideia que o meu cardiologista (olha, tenho até cardiologista. heheheh)deu para que eu pratique esporte não está com nada. Prefiro uma boa cerveja. Gelada. Com um petisco bem gordo. No entanto, meus últimos exames com o colesterol, glicemia e outros índices altíssimos não me permitem mais recorrer a uma boa cerveja ou cachaça. Ou até mesmo um bom vinho ou uísque. Algo que traga alegria ainda que transitória. Viver após os 40 é realmente foda. Difícil. E quer ver coisa, é paquerar uma mulher mais jovem. Se ele for simpática (e inteligente) lhe chamará de tio, na melhor das hipóteses. "Tio, eu?" Coroa, cabelos e barba brancos que não é pai é tio. Simples assim. E as mulheres da sua idade? As quarentonas? Ah, ainda estão queimando sutiã e expondo o holerite para provar que é feliz sem você. Ferre-se o feminismo. Sou do tempo em que homem pagava a conta do bar e do motel, que abria a porta do carro e posicionava a cadeira para que a mulher senta-se. Mas as mulheres mais jovens (novinhas??) não sabem o que é cortesia nem elegância e as quarentonas estão independentes demais. É a crise dos 40. Outra coisa que as mulheres - maiores e menores de 40, não compreendem é como um coroa que passou dos 40 consegue ouvir desde roque a forró (não necessariamente nesta ordem). Obvio que há momentos de Roupa Nova toca a alma, mas há momentos também que Aviões do Forró é indispensável. Gosto também de MPB, Chitãozinho e Xororó, fiquei triste com a morte do Cristiano Araújo (bom cantor, jovem e que certamente mereceria ultrapassar a casa dos 40). Sou humano e brasileiro. Uma coisa boa que os 40 trouxeram foi minha reaproximação com o Divino. Tenho rezado mais. E melhor. Estou espiritualmente mais sereno, e querendo viver. Não foi à toa que deixei um médico examinar meu velho rabo para saber se tenho ou não câncer de próstata. Graças a Deus o fureco velho está sadio, próstata levemente aumentada devido a idade, mas tudo bem. O colesterol e o diabetes é que são "elas". Também foram tantas cachaças com tripinha de porco, bisteca, feijoada, rabada com pimenta, mocotó de boi e outras delícias da culinária nordestina. O famoso entope coração. Funciona. Quer matar um desafeto, mande-o para o Nordeste. Para Sergipe, especificamente. Aqui o que não mata engorda. E depois mata. É fatal. hehehehe. Mas devo confessar: apesar dos quarenta, penso: e daí, se agora encontrar um novo amor? E agora, se aos 40 ainda não encontrar um grande amor? F-O-D-E-U. Não tenho mais como voltar. E mesmo se voltasse, faria as mesmas idiotices: estudaria muito, trabalharia muito, seria "agulha nobre a abrir caminho para linhas medíocres" (Machado de Assis), tomaria minha cerveja com os amigos, "puxaria fogo" (embriargar-se em sergipanes), iria para a cama com mulheres que não me mereceriam jamais. C'est la vie!, diriam os franceses. Mas não sou francês. Sou sergipano. O fato é, que passei dos 40, e daí? Daí, nada. Continuo com os mesmos abismos da minha juventude. Passei dos 40, e agora? É viver os quarenta, torcendo para que alcance os 50, 60, 70, 80, 90... A bem da verdade, uma cigana me disse que eu morreria aos 115 anos de idade, ao cair da cama durante ato sexual. Tomara que a cigana esteja errada. Teve ser horrível morrer praticando o kama-sutra.

Comentários