ELEIÇÕES 2020: GRUPOS POLÍTICOS COMEÇAM A SE FORMAR

A um ano e meio do pleito que decidirá o destino de Estância entre os anos de 2021 a 2025, as lideranças políticas estancianas de Estância já começam a se movimentar e discutir o processo sucessório no município, localizado a 68 Km da capital do Estado - Aracaju, a atualmente administrada pelo médico Gilson Andrade de Oliveira.

No último final de semana, por exemplo, reuniram-se no intuito de viabilizar um grupo político sucessor, o ex-Prefeito José Nelson Araújo Santos, sua esposa Marisa Azevedo, seus filhos Jana, Hugo, Flávio e Zé Magno, o ex-Vice Prefeito Filadelfo Alexandre Silva Costa, os Vereadores do PT Dominguinhos Soares e Artur Oliveira, o líder comunitário Cardosinho, o interventor do Hospital Regional Amparo de Maria Joaldo Santos, o Vereador Léo, o Vereador Sérgio da Larissa, do Deputado Fábio Mitidire, Mário Dias e amigos, que saíram animados com as expectativas de aliança.

A priori, havia neste encontro pelo menos três pré-candidatos a Prefeito: Zé Nelson, Filadelfo Alexandre (FA) e Sérgio da Larissa.

PRÉ-CANDIDATOS

Além de Zé, Fá e Sérgio, outros nomes já se apresentam ao futuro pleito, sendo eles Márcio Souza, do PSOL, o próprio Gilson Andrade em busca da reeleição, o Vereador Misael Dantas Soares, Adriana Leite, esposa do Ex-Prefeito Ivan Leite, Cristóvão Souza Júnior (Titó), o ex-Prefeito Carlos Magno Costa Garcia, o ex-Vereador Wilton Barros e Padre Alberto Assunção.

POSSÍVEIS ALIANÇAS

Realmente, o "encontrão" desse final de semana sinaliza possibilidade de aliança, porém ainda não é uma aliança. Muito cedo para se bater o martelo. E uma coisa fica evidente: Filadelfo Alexandre Costa é a bola da vez. Empresário bem sucedido, político com ampla penetração nos vários setores da sociedade sergipana, articulador político primoroso, sempre ligado ao seu padrinho e amigo Benedito Figueiredo, será um nome disputadíssimo por todos - com exceção de Márcio Souza (PSOL), que fiel a seus conceitos marxistas busca pureza ideológica inviabilizando inclusive uma aliança com Carlos Magno Costa Garcia, com quem marchou no segundo turno passado em apoio a Valadares Filho ao Governo do Estado. Idealista, dedicado e competente, o posicionamento de Márcio Souza, que foi muito bem votado para Governador naquele pleito, não foi uma adesão de momento, mas uma clara oposição à chapa de Belivaldo Chagas e ao continuísmo que isso representa.

Em síntese, FA será bem aceito em qualquer palanque. Seja como pré-candidato a Prefeito, seja vice (o que todos preferem, por certo). FA multiplica.

FALSO ROMPIMENTO

Os adeptos das chamadas teorias da conspiração divulgam que houve um rompimento político entre Gilson Andrade e Ivan Leite, sendo que para o próximo pleito Ivan estaria exigindo a candidatura de sua esposa Adriana Leite, que obteve 13.012 votos no último pleito estadual, quando concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. FAKE. A unidade Ivan-Gilson continua firme, sem rompimentos nem arestas e poderá se manter na próxima eleição.

UMA ADMINISTRAÇÃO QUE SE RESPEITA

Há muito me afastei politicamente de Dr. Gilson Andrade, apesar do respeito e carinho que nutro por ele há mais de vinte e cinco anos. Conheço seu coração generoso, sua índole sincera e seu desejo de acertar. A sua administração tem prestigiado o funcionarismo, com salários em dias, direitos reconhecidos e respeitados. Ficará para a história como o prefeito que mais promoveu a pavimentação asfáltica da cidade. Também lançou seus olhos para a zona rural, tão negligenciada na última administração. Sua gestão é uma gestão técnica, com profissionais dedicados e especializados. Destaco os nomes da Secretária de Educação, Profa. Dra. Adriana do Espírito Santo Rocha Fontes e do Secretário de Agricultura Carlos Blinofi. Ambos de realizado grande e respeitável trabalho em suas pastas.
Gilson Andrade #Vive! Certamente sua reeleição não será fácil. Reeleição consecutiva na história de  Estância só aconteceu uma única vez. Foi com Ivan Leite. Mas levemos em conta a extensa folha de serviços prestados por Gilson Andrade como médico e gestor.
Sua gestão tem revelado um homem trabalhador, probo, dedicado e amigo. Se na Assembleia cometeu equívocos, no Paço Municipal Gilson Andrade tem se mostrado um grande gestor, um homem que tem honrado cada voto que recebeu, honesto e de visão. Dia 04 de Outubro de 2020, um domingo, Gilson Andrade poderá reafirmar-se na Prefeitura. A roda da fortuna está girando.

Muito Gilson Andrade vez, e muito ainda poderá fazer. Aguardemos. Que venha 2020. Sem ansiedade, mas com  a alma repleta de esperança.

¹Paulo César dos Santos, historiador e teólogo.



Comentários