IDEIAS E ATITUDES MARCAM PASSAGEM DE FLÁVIO BRASIL PELO CIRETRAN
Paulo César dos Santos¹
Quem imagina Flávio Emídio Brasil Santos, o Flávio Brasil ou ainda Flávinho de Zé Nelson - ou ainda como é chamado carinhosamente pelos sergipanos, Flávio do Detran, um gestor de Gabinete comete um grande engano.

Ele é madeira para toda a obra.
Empossado Coordenador do Ciretran - braço operacional do DETRAN-SE para a região Centro Sul do Estado de Sergipe ainda em Setembro de 2013, sua primeira atitude foi providenciar um espaço de acolhimento para os usuários do sistema marcado pelo conforto e pelo bom atendimento, pelo senso de humanismo, orientando, guiando, esclarecendo, resolvendo problemas que para muitos era insolúvel. Chegou a pegar em pá e enxada para deixar o imóvel sito na Avenida João Lima da Silveira, nº 3784, com mais de 3000 m², um lugar aconchegante para todos os cidadãos.
Para Flávio Brasil, o trabalho - seja ele o intelectual, o burocrático ou ainda o braçal, sempre dignifica o homem.
Foi assim que ele aprendeu com o seu avô Nelson Emídio dos Santos, com sua vó Ana Araújo, com seu avô sr. Magno, que chegou a ser Superintendente do Banco do Brasil no Nordeste e que até hoje vive na acolhedora Fortaleza, no Ceará. Assim aprendeu Flávio com sua gentil e elegante mãe, Magna Brasil, e com o seu pai, o ex-Prefeito José Nelson de Araújo Santos.

Fugir ao trabalho, jamais.
Ainda muito jovem apaixonou-se por aquela que seria o grande, único e verdadeiro amor de sua vida: Maitê Andrade, hoje Maitê Brasil, que se presenteou, sob as bênçãos de Deus com duas filhas, a princesa Geovanna Brasil, de 11 anos; e a princesa Beatriz Brasil, de apenas 4 aninhos de idade.
Lá se vão 15 anos de casamento marcado pelo cuidado e pela fidelidade mútuos, pelo carinho, pelo respeito e pela presença do Espírito Santo de Deus em suas vidas.
O amor à família, a insofismável fé em Deus, o apego ao trabalho diuturno, o carinho que recebe de seus irmãos Zé Magno, Hugo, Nelsinho, Lícia, Jana e Ana Amélia; o apoio inconteste de seus tios José Magno (Zé Gás), Adalto, Saulinho do Posto, Lígia, Alda e Rui; o urbano respeito que conquistou a sua boa madrasta Marise Santos Azevedo; a admiração dos seus colegas de Detran, o carinho que tem recebido pelas ruas de Estância daqueles que aderem a sua pré-candidatura a Vereador (ou quisé Vice-Prefeito, fato político que não está descartado) atestam a hombridade desse jovem de 45 anos de idade que tem construído sua vida de forma honesta e amiga.
O Ciretran não foi sua primeira experiência laboral.
Ainda garoto, ajudava seus pais na gestão do Posto Pioneiro, servindo deste a pista de abastecimento à burocracia do empreendimento da família, inclusive como garçon do restaurante Pioneiro, suprindo emergências, sempre com delicadeza para com todos.
É bem verdade que o Ciretran foi sua oportunidade de firmar seu modelo de gestão: humanitária, solidária, competente, consagrada aos mais humildes, para pessoas que vem dos mais diversos municípios sergipanos em busca de amparo, apoio e orientação e sempre são recebidas pelo sorriso sincero e amigo de Flávio Brasil e sua equipe. "O Ciretran é uma família"m costuma afirmar Flávio Brasil enquanto resolve o problema de um, orienta outro, encaminha documentos, assina despachos, ouve usuários do sistema e busca soluções viáveis para todos os problemas. "Ninguém sai daqui sem resposta", argumenta Brasil.

Ele não será um neófito no Parlamento Municipal. Nos anos 1980 seu pai foi Vereador. Seu irmão Zé Magno também foi Vereador, eleito em 5º lugar em 2004, e desempenhando um mandato marcado pela competência e seriedade.
Flávio Brasil traz na sua história rasgos de amor por Estância e seu povo. Sua pré-candidatura apenas revela que esse rasgo cresceu, amadureceu e está pronto para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Muito terá a contribuir para o bom funcionamento da Câmara de Estância. Suas qualidades pessoais, profissionais e intelectuais atestam isso.
Estudou até o 5º Período do Bacharelado em Direito. O trabalho o tirou dos bancos universitários, mas ele escolheu a vida como mestra. Boa escolha. Que nós, estancianos saibamos também fazer boas escolhas, afinal Estância e o seu povo merece o melhor, e meus velhos olhos casados - como os de Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado, ainda que ver Estância prosperar. Afinal, que bebamos o melhor dos vinhos. Aquele que surge das bênçãos de Cristo nas bodas da Canã.
¹Paulo César dos Santos é historiador, Especialista em Ensino de História, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Tutoria em EaD, Especialista em Docência em Filosofia e Teologia. Pai de Paulo Raphael e de Paulo Gabriell. Apreciador daqueles que amam Estância.
Quem imagina Flávio Emídio Brasil Santos, o Flávio Brasil ou ainda Flávinho de Zé Nelson - ou ainda como é chamado carinhosamente pelos sergipanos, Flávio do Detran, um gestor de Gabinete comete um grande engano.

Ele é madeira para toda a obra.
Empossado Coordenador do Ciretran - braço operacional do DETRAN-SE para a região Centro Sul do Estado de Sergipe ainda em Setembro de 2013, sua primeira atitude foi providenciar um espaço de acolhimento para os usuários do sistema marcado pelo conforto e pelo bom atendimento, pelo senso de humanismo, orientando, guiando, esclarecendo, resolvendo problemas que para muitos era insolúvel. Chegou a pegar em pá e enxada para deixar o imóvel sito na Avenida João Lima da Silveira, nº 3784, com mais de 3000 m², um lugar aconchegante para todos os cidadãos.
Para Flávio Brasil, o trabalho - seja ele o intelectual, o burocrático ou ainda o braçal, sempre dignifica o homem.
Foi assim que ele aprendeu com o seu avô Nelson Emídio dos Santos, com sua vó Ana Araújo, com seu avô sr. Magno, que chegou a ser Superintendente do Banco do Brasil no Nordeste e que até hoje vive na acolhedora Fortaleza, no Ceará. Assim aprendeu Flávio com sua gentil e elegante mãe, Magna Brasil, e com o seu pai, o ex-Prefeito José Nelson de Araújo Santos.

Fugir ao trabalho, jamais.
Ainda muito jovem apaixonou-se por aquela que seria o grande, único e verdadeiro amor de sua vida: Maitê Andrade, hoje Maitê Brasil, que se presenteou, sob as bênçãos de Deus com duas filhas, a princesa Geovanna Brasil, de 11 anos; e a princesa Beatriz Brasil, de apenas 4 aninhos de idade.
Lá se vão 15 anos de casamento marcado pelo cuidado e pela fidelidade mútuos, pelo carinho, pelo respeito e pela presença do Espírito Santo de Deus em suas vidas.
O amor à família, a insofismável fé em Deus, o apego ao trabalho diuturno, o carinho que recebe de seus irmãos Zé Magno, Hugo, Nelsinho, Lícia, Jana e Ana Amélia; o apoio inconteste de seus tios José Magno (Zé Gás), Adalto, Saulinho do Posto, Lígia, Alda e Rui; o urbano respeito que conquistou a sua boa madrasta Marise Santos Azevedo; a admiração dos seus colegas de Detran, o carinho que tem recebido pelas ruas de Estância daqueles que aderem a sua pré-candidatura a Vereador (ou quisé Vice-Prefeito, fato político que não está descartado) atestam a hombridade desse jovem de 45 anos de idade que tem construído sua vida de forma honesta e amiga.
O Ciretran não foi sua primeira experiência laboral.
Ainda garoto, ajudava seus pais na gestão do Posto Pioneiro, servindo deste a pista de abastecimento à burocracia do empreendimento da família, inclusive como garçon do restaurante Pioneiro, suprindo emergências, sempre com delicadeza para com todos.
É bem verdade que o Ciretran foi sua oportunidade de firmar seu modelo de gestão: humanitária, solidária, competente, consagrada aos mais humildes, para pessoas que vem dos mais diversos municípios sergipanos em busca de amparo, apoio e orientação e sempre são recebidas pelo sorriso sincero e amigo de Flávio Brasil e sua equipe. "O Ciretran é uma família"m costuma afirmar Flávio Brasil enquanto resolve o problema de um, orienta outro, encaminha documentos, assina despachos, ouve usuários do sistema e busca soluções viáveis para todos os problemas. "Ninguém sai daqui sem resposta", argumenta Brasil.

Ele não será um neófito no Parlamento Municipal. Nos anos 1980 seu pai foi Vereador. Seu irmão Zé Magno também foi Vereador, eleito em 5º lugar em 2004, e desempenhando um mandato marcado pela competência e seriedade.
Flávio Brasil traz na sua história rasgos de amor por Estância e seu povo. Sua pré-candidatura apenas revela que esse rasgo cresceu, amadureceu e está pronto para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Muito terá a contribuir para o bom funcionamento da Câmara de Estância. Suas qualidades pessoais, profissionais e intelectuais atestam isso.
Estudou até o 5º Período do Bacharelado em Direito. O trabalho o tirou dos bancos universitários, mas ele escolheu a vida como mestra. Boa escolha. Que nós, estancianos saibamos também fazer boas escolhas, afinal Estância e o seu povo merece o melhor, e meus velhos olhos casados - como os de Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado, ainda que ver Estância prosperar. Afinal, que bebamos o melhor dos vinhos. Aquele que surge das bênçãos de Cristo nas bodas da Canã.
¹Paulo César dos Santos é historiador, Especialista em Ensino de História, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Tutoria em EaD, Especialista em Docência em Filosofia e Teologia. Pai de Paulo Raphael e de Paulo Gabriell. Apreciador daqueles que amam Estância.

Comentários
Postar um comentário