AS MULHERES E AS ELEIÇÕES 2020 EM ESTÂNCIA


A presença de Mulheres na Política estanciana remonta a Núbia Nabuco Macedo, primeira Prefeita do município ( 1951 a 1954), passando por Dayse Garcia, Dra. Cleide Maria Freire Carvalho e Adriana Leite. Na Câmara Municipal, temos o registro de Francisquinha Assunção, Professora Hélia Pinto, Maria Meneses Siqueira Barbosa (Maria de Jadiel), Edineuza Oliveira (Edineuza de Afonso) e, mais atualmente, Josefa Siqueira (Chica do Fato).

Neste pleito (2020), muitas são as mulheres que estão na disputa por uma cadeira no Legislativo Municipal, como a Bacharela em Direito e Advogada Adrielly de Babau, Thaís Alves, a Professora Rose França, a também educadora Natali Coimbra, a Bacharela em Direito Lorenna Lays, a empreendedora Jucinar Almeida (Jucy da Psiu Mensagens), e a Educadora e Líder Sindical Ivonia Ferreira.

Evidentemente que há outros nomes de mulheres, no entanto destaco esses nomes que tem conquistado visibilidade entre os eleitores dado o empenho com que têm busca ocupar espaço no cenário político estanciano. Thaís Alves, por exemplo, recentemente foi candidata ao Conselho Tutelar de Amparo à Criança e ao Adolescente, merecendo expressiva votação.

A presença feminina no Legislativo Municipal, creio, é imprescindível para a promoção da tão sonhada equidade entre os gêneros e se demonstrará a maturidade do eleitorado estanciano no trato democrático com essas questão tão contemporâneas. Acredito que as mulheres merecem não só está onde elas querem como votar em quem elas também desejem, independente de gênero, etnia, religião ou qualquer outro critério que não o da competência e do agir ético.

Aguardemos as urnas. Que elas sejam justas, pois é isso a que aspiramos...








Comentários