ENTENDENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, COM BRUNO CUNHA LIMA

“O #TEA (Transtorno do Espectro Autista) não é uma “doença”. Se ele não é uma doença, não existe uma “cura” específica. O que existem são tratamentos multidisciplinares contínuos que, graças a Deus, estão evoluindo muito nos últimos anos. Com esse avanço nas terapias, há quem fale até na hipótese de que 3% a 5% dos casos possam evoluir ao ponto de “saírem do espectro”, ou seja, fazendo as esteriotipias deixarem de ser tão limitantes.

Apesar de toda essa evolução, apesar de as terapias estarem avançando tanto, apesar de cientificamente já termos tantas provas da melhora da qualidade de vida das pessoas autistas que têm acompanhamento adequado, essa é uma realidade para poucos casos. O sistema público ainda é muito falho (quase inexistente), mesmo com os prognósticos mais recentes estimando que até a década de 2040 cerca de 25% das crianças nascerão com alguma gradação do espectro.

Do ponto de vista prático, diante das inúmeras falhas do poder público em suprir a necessidade das pessoas, muitas famílias se esforçam para custearem um plano de saúde complementar, na expectativa de poderem ter acesso a serviços mais rápidos e eficientes. Infelizmente, aqui na Paraíba e em vários outros estados, os planos de saúde têm negado o acesso aos tratamentos que as pessoas autistas precisam para viver com dignidade e superar diversos desafios que para quem não está no espectro autista são atividades simples, como esperar numa fila, por exemplo.

Comecei a me envolver na causa autista antes mesmo de entrar na política, há mais de 10 anos. Trouxe a causa comigo pra minha vida pública, defendi muito o direito das pessoas com deficiência quando estava como deputado e vou levar o autismo comigo onde quer que eu esteja, inclusive na prefeitura. Sendo assim, é claro que eu estou junto no engajamento com os 
#paisdeautistasCG @paisdeautistaspb, afinal de contas, #otratamentonãopodeparar.

 

BOA NOTÍCIA: @julianafcunhalima e eu estamos trabalhando junto com a equipe da @pmcgoficial para abrir a CLÍNICA ESCOLA DE AUTISMO aqui em Campina, entre uma série de outras ações envolvendo a SAÚDE, a EDUCAÇÃO e a ASSISTÊNCIA SOCIAL que mais pra frente a gente conta a vocês.

Lembrando que, pela primeira vez, incluímos duas instituições que cuidam das pessoas autistas na lista de entidades que recebem auxílio financeiro da Prefeitura de Campina - a @acpaparaiba e o @institutobp. 💙


Deus nos abençoe!”

 

Fonte: Perfil de Bruno Cunha Lima no seu perfil no Instagran.

    Comentários