TURISMO RURAL EM SERGIPE

O Turismo Rural é uma grande e próspera indústria, e o melhor, sem chaminé, sem poluição e de baixíssimo custo. A potencialidade do Turismo Rural para Sergipe é muito grande. Temos espaços rurais privilegiados, um rica culinária que vai da galinha caipira, da feijoada sergipana, onde se inclui nesta comida de origem afro-brasileira a presença de legumes, verduras e até frutas (banana da terra ou banana pão), à maniçoba (em Lagarto é um prato servido em quase todas as residências). A cachaça Reserva do Barão, produzida pelo dedicado Martinho Barreto, sogro da minha gentil amiga Elisangela Barreto, é realmente um referencial. Sou amante de uma boa cachaça, e conheço dezenas de rótulos. A Reserva do Barão é de ótima qualidade, comparável a rótulos mais famosos, como o Serra Limpa, da Paraíba. A produção de cachaça, hoje, consegue aproveitar tudo, desde o bagaço usado na alimentação da caldeira do alambique e o restante na alimentação de bovinos, a "calda" é transformado em etanol, e o vinhoto é usado como fertilizante natural (aplicado nas folhas da cana). O Turismo Rural fixa o campesino em seu espaço, é um incentivo à produção agrícola familiar e orgânica. Uma preocupação constante minha diz respeito ao saneamento rural. Há alternativas muito boas desenvolvidas pela Embrapa. Outro ponto que creio positivo para o Turismo Rural é a produção de biogás a partir de estercos animais (de bovinos e suínos), que barateia a produção de energia e elimina o metano produzido pelo esterco. Vamos pensar o Turismo Rural de forma global. É viável. É bom! Querido Pedro Marcelo Siqueira, eu saúdo o CDL estanciano, na sua pessoa, pela iniciativa de pensar o Turismo Rural. Sucesso.

Comentários