PEDRO DURÃO E O DIREITO COMO VOCAÇÃO
Poucas histórias de vida são tão coroadas de êxito como a do Doutor em Direito PEDRO DURÃO, cuja grande vocação sempre foi a de compreender e fazer compreender o Direito não como mera hierarquia de normas como queria Hans Kelsen, mas como a vivência da Justiça aplicada para a pacificação, solidariedade e convívio humano e social.
Durão é uma alma inspirada, pleno de Deus e abençoado por todos os Santos e Santas da sua querida Bahia - geograficamente distante agora, porém nunca abandonada pelo seu filho ilustre que hoje também é filho-acolhido e amado por Sergipe e por Aracaju. Prova insofismável desta verdade são os títulos que dignamente ostenta de Cidadão Aracajuano e Cidadão Sergipano, promulgados respectivamente pela Câmara Municipal de Aracaju e pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, que num rasgo de merecida justiça fez de direito ou que já o era de fato.
Pedro Durão é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL, porém antes atravessara duas outras graduações: em Segurança Pública e em Ciências Contábeis. Mas sua vocação a servir à ciência de Ruy Barbosa falou mais alto em seu coração.
Especializou-se em Docência do Ensino Superior, onde encontrou uma outra vocação, a de Professor, que tem honrado com intocável competência.
Posteriormente torna-se Mestre em Direito pela prestigiada Universidade Federal de Pernambuco, e finalmente Doutor em Direito pela UBA - Universidade de Buenos Aires, onde demonstra com mérito seu perfil de um dos maiores administrativistas brasileiro, seguindo a vias abertas por grandes mestres como Hely Lopes Pereira, Celso Antônio Bandeira de Melo, José Cretella Júnior e a diva de todos nós, Maria Sylvia Zanella de Pietro.
Seguindo sempre a trilha dos bons, Professor Doutor Pedro Durão torna-se também fecundo escritor, publicando sempre obras dedicadas ao estudo do Direito Administrativo, sendo com isso um dos mais concorridos escritores deste ramo do Direito Público sempre tão carente de boa bibliografia - o que se ver superado pela qualidade de suas obras e pela colaboração sempre disputada de seus artigos em sites, revistas, anais de importantes congressos e em jornais especializados.
Com passagem por importantes universidades do Brasil e da Argentina, como a Universidade de Belgrano (UB - Argentina) Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT), Professor de Direito Empresarial da Pós-Graduação da FANESE - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Professor de Direito Administrativo na Graduação da FANESE - onde o conheci e tive a honra de tê-lo como Mestre. Atuou como Professor convidado da Escola Superior do Tribunal de Contas de Sergipe, da ESMESE - Escola Superior da Magistratura de Sergipe, Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, Escola Superior da Advocacia da OAB, dentre outras entidades, além de brindar a gala estudantil sergipana com sua participação em cursos preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e concursos diversos.
A trajetória intelectual e humana de Pedro Durão o torna um referencial para nossos jovens, um incentivo ao estudo do Direito e a certeza que o porvir lhe será sempre generoso.
Honra-me tê-lo no rol dos grandes Mestres. Destes vocacionados, chamados pelo nome e pelo sobrenome a servir essa ciência tão importante nas ciências sociais que é o Direito.
Jurista que é, sabe Pedro Durão da responsabilidade que é formar bons juristas, operários do bom Direito, construtores da Justiça e da Verdade. E em seu amor pelo Direito, a Durão ninguém o supera.
Durão é uma alma inspirada, pleno de Deus e abençoado por todos os Santos e Santas da sua querida Bahia - geograficamente distante agora, porém nunca abandonada pelo seu filho ilustre que hoje também é filho-acolhido e amado por Sergipe e por Aracaju. Prova insofismável desta verdade são os títulos que dignamente ostenta de Cidadão Aracajuano e Cidadão Sergipano, promulgados respectivamente pela Câmara Municipal de Aracaju e pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, que num rasgo de merecida justiça fez de direito ou que já o era de fato.
Pedro Durão é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL, porém antes atravessara duas outras graduações: em Segurança Pública e em Ciências Contábeis. Mas sua vocação a servir à ciência de Ruy Barbosa falou mais alto em seu coração.
Especializou-se em Docência do Ensino Superior, onde encontrou uma outra vocação, a de Professor, que tem honrado com intocável competência.
Posteriormente torna-se Mestre em Direito pela prestigiada Universidade Federal de Pernambuco, e finalmente Doutor em Direito pela UBA - Universidade de Buenos Aires, onde demonstra com mérito seu perfil de um dos maiores administrativistas brasileiro, seguindo a vias abertas por grandes mestres como Hely Lopes Pereira, Celso Antônio Bandeira de Melo, José Cretella Júnior e a diva de todos nós, Maria Sylvia Zanella de Pietro.
Seguindo sempre a trilha dos bons, Professor Doutor Pedro Durão torna-se também fecundo escritor, publicando sempre obras dedicadas ao estudo do Direito Administrativo, sendo com isso um dos mais concorridos escritores deste ramo do Direito Público sempre tão carente de boa bibliografia - o que se ver superado pela qualidade de suas obras e pela colaboração sempre disputada de seus artigos em sites, revistas, anais de importantes congressos e em jornais especializados.
Com passagem por importantes universidades do Brasil e da Argentina, como a Universidade de Belgrano (UB - Argentina) Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT), Professor de Direito Empresarial da Pós-Graduação da FANESE - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Professor de Direito Administrativo na Graduação da FANESE - onde o conheci e tive a honra de tê-lo como Mestre. Atuou como Professor convidado da Escola Superior do Tribunal de Contas de Sergipe, da ESMESE - Escola Superior da Magistratura de Sergipe, Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, Escola Superior da Advocacia da OAB, dentre outras entidades, além de brindar a gala estudantil sergipana com sua participação em cursos preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e concursos diversos.
A trajetória intelectual e humana de Pedro Durão o torna um referencial para nossos jovens, um incentivo ao estudo do Direito e a certeza que o porvir lhe será sempre generoso.
Honra-me tê-lo no rol dos grandes Mestres. Destes vocacionados, chamados pelo nome e pelo sobrenome a servir essa ciência tão importante nas ciências sociais que é o Direito.
Jurista que é, sabe Pedro Durão da responsabilidade que é formar bons juristas, operários do bom Direito, construtores da Justiça e da Verdade. E em seu amor pelo Direito, a Durão ninguém o supera.





Sucesso!!!
ResponderExcluirParabéns pela obra!!!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluir