DICA DE LEITURA
Há algum tempo não tenho dado dicas de leitura (não é, querida Angela Duran?), então lá vão duas:
1. Apologia da História ou O Ofício de Historiador, de Marc Benjamin Bloch (1886 - 1944 - assassinado pelo regime Nazista). Edição anotada pelo seu filho Étienne Bloch, Prefácio de Jacques Le Goff, tradução de André Telles, Apresentação à edição brasileira de Lília Moritz Schwarcz, lançado pela Jorge Zahar Editor (Rio de Janeiro, 2001). Indispensável para se compreender a metodologia da pesquisa historiográfica. Fuzilado em 16 de Junho de 1944, Marc Bloch deixou essa obra inacabada, foi publicada pela primeira vez em 1949, por Lucien Febvre.
2. Tópicos de História Antiga Oriental, de Maria Thereza David João, foi lançado em 2010, em Curitiba, pela Ibpex. Amparada em ampla bibliografia, essa obra nos lembra que a divisão Ocidente/Oriente é sobretudo uma dicotomia ideológica e ainda que "o historiador não pode ser um sedentário, um burocrata da história, deve ser um andarilho fiel a seu dever de exploração e aventura", no dizer de Le Goff (2002).
Comentários
Postar um comentário