VIVA PERNAMBUCO e SEUS REVOLUCIONÁRIOS

Há exatos 200 anos Pernambuco se tornava uma República. A independência eclodiu quando um certo Capitão José de Barros Lima, conhecido por Leão Coroado, matou com um golpe de espada o Comandante Português que viera lhe prender.
Ao contrário das revoltas de Minas (tiradentes) e da Bahia (alfaiates) conseguimos ser uma república autônoma e soberana por exatos 74 dias, quando as forças portugueses derrotaram os republicanos.
Nesse episódio nomes como Cruz Cabugá (nosso embaixador nos EUA) e Gervásio Pires (nosso ministro da fazenda), além de Frei Caneca foram imortalizados em nomes de ruas famosas do Recife, mas suas grandezas mereciam muito mais do que isso.
Por pouco o Brasil não se fragmentou em pequenas republiquetas assim como aconteceu na América Espanhola.
Nada teria mudado muito, e com certeza seríamos mais pobres.
Não sou separatista, e o Brasil é um dos poucos Países do mundo onde a dimensão contribuí com seu potencial de crescimento.
Não gostaria nunca de ver a Bahia ser um Equador, Pernambuco ser uma Venezuela, o Ceará uma Colômbia e São Paulo uma Argentina, todas sem expressão econômica e política justo por seus diminutos tamanhos.
Ainda assim, VIVA PERNAMBUCO e SEUS REVOLUCIONÁRIOS.




_________________________________________________________________________
Texto do Jurista Pernambucano, Doutor Paulo Perazzo, a quem rendo minhas homenagens.

Comentários