A POBRE PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL
"Costuma-se
dizer que o Brasil é um país pobre em pesquisa ou que nossos alunos de
graduação e pós-graduação são incapazes de realizarem pesquisa científica de
qualidade. Temos hoje, portanto, de lidar não só com a falta de verbas e de
incentivo, mas também com a falácia e o preconceito.
A
deficiência metodológica que ainda cerca nossos pesquisadores – alunos de
graduação e pós-graduação – é decorrente, em grande parte, da experiência
escolar, pouco afeita à orientação na área de leitura, produção textual e
aplicação de metodologia científica.
Com
a orientação e a motivação adequadas, contudo, nossos alunos sempre estarão aptos
a investigar, refletir, criar e contribuir para a produção de conhecimento nos
meios acadêmicos. Foi apostando nessa hipótese que concluímos este trabalho:
sabendo que acreditar no potencial de cada um deles é o primeiro passo em
direção ao desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima tão necessárias à
pesquisa científica em todos os níveis e em todas as áreas do saber". (FGVonline. Curso Metodologia da Pesquisa).
Comentários
Postar um comentário