A POBRE PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL



"Costuma-se dizer que o Brasil é um país pobre em pesquisa ou que nossos alunos de graduação e pós-graduação são incapazes de realizarem pesquisa científica de qualidade. Temos hoje, portanto, de lidar não só com a falta de verbas e de incentivo, mas também com a falácia e o preconceito.
A deficiência metodológica que ainda cerca nossos pesquisadores – alunos de graduação e pós-graduação – é decorrente, em grande parte, da experiência escolar, pouco afeita à orientação na área de leitura, produção textual e aplicação de metodologia científica.

Com a orientação e a motivação adequadas, contudo, nossos alunos sempre estarão aptos a investigar, refletir, criar e contribuir para a produção de conhecimento nos meios acadêmicos. Foi apostando nessa hipótese que concluímos este trabalho: sabendo que acreditar no potencial de cada um deles é o primeiro passo em direção ao desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima tão necessárias à pesquisa científica em todos os níveis e em todas as áreas do saber". (FGVonline. Curso Metodologia da Pesquisa).

Comentários