PSB: 25 ANOS DE HISTÓRIA EM ESTÂNCIA
Paulo César dos Santos¹
Em 1985, o Brasil vivia um momento marcante em sua história, que era o processo de redemocratização do País, após os tristes anos da Ditadura Militar, nascida nos porões dos quartéis e levada a efeito em 31 de Março de 1964, mas que se agigantou com a edição do Ato Institucional nº 05, de Dezembro de 1968, levando muitos e bons sergipanos ao injusto cárcere, outros exilando, ceivando a vida d'outros, cassando Governadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores.
Criado em 1947, o Partido Socialista Brasileiro é levado à clandestinidade devido a edição do AI-02, de 27 de Outubro de 1965, retornando tão somente em 1985, como já declinei. É nesse momento que o PSB chega a Estância, levado pelo hoje advogado Antônio Barbosa e pelo jornalista e advogado José Rosa de Oliveira Neto, falecido em 12 de Fevereiro de 2001, e pelo companheiro Fred – cujo sobrenome neste momento olvido. Em Estância, reuniram-se um grupo de jovens intelectuais de esquerda, liderados por Antônio Barbosa e pelos professores Antônio Miguel Viana de Jesus, José Antônio de Souza, Gildalberto dos Correios, Valmir Almeida, José Francisco Nascimento – este, filho intelectual do saudoso Padre Almeida, ideologo do cooperativismo em Estância nos anos 60 e posteriormente em Lagarto, principalmente na Colônia 13; Zezinho Nascimento, sobrinho de Zé Francisco, Edvaldo Alcântara e tantos outros companheiros. E na lanterninha eu – então com 15 anos de idade, e Hilton Tarquínio dos Santos, dois ou três anos mais velho que eu, e a nós dois coube a estruturação de uma “Juventude Socialista em Estância”, reunindo jovens, panfletando, promovendo o movimento estudantil através da União Estudantil “Juventude Já”, de curta história mas de muita mobilização naquela época.
Não tínhamos recursos. Os primeiros livros que li sobre socialismo e sobre o PSB eram-me emprestados por Miguel Viana, professor, músico, compositor, poeta e jornalista. O mais intelectual entre o membros do PSB nascente de Estância.
O PSB era um partido pequeno, mas que chamava a atenção, principalmente através da atuação jornalística de alguns de seus membros, sobretudo Miguel Viana, eu e Tarquínio, posto que eramos colaboradores da imprensa local – Folha Trabalhista, Gazeta de Estância, Nosso Jornal, Folha do Abaís e Jornal de Estância, este último de propriedade de José Nelson de Araújo, que chegou a ser eleito prefeito de Estância pelo PSB.
O prefeito de Estância, quando da criação do PSB em Estância nos idos de 1985 era o médico e ex-Deputado Carlos Magno Costa Garcia, que chegou a, já naquela época, estudar a possibilidade de filiar-se ao nascente partido dos socialistas estancianos, chegando a nomear Miguel Viana para a então criada – por sugestão minha e do Tarquínio, Secretaria Municipal de Cultura. Eu e o Tarquínio passamos então a prestarmos assessoria direta a Dr. Carlos Magno, subordinados a priori ao chefe de Gabinete de sua administração, o Pastor Pedro Alexandre Alves, e posteriormente a Miguel Viana, que trouxe sua formação socialista para a administração de Carlos Magno.
Interessante é que muitos anos depois, viria Carlos Magno a se filiar ao PSB, juntamente com o seu filho, Tito Magno, hoje Vereador pelo município de Estância. O hoje Senador Antônio Carlos Valadares foi o grande baluarte deste processo desde 1986, quando é eleito Governador pelo PFL, mas mantinha respeitosa relação com o PSB, onde ingressa oficialmente em 2000, quando disputa a Prefeitura de Aracaju.
Em 1989, fui parar no sul do País, no Paraná, onde estudei Humanidades como Seminarista da Congregação dos Religiosos de Sion, tendo sido Postulante e Acólito Católico e aluno do Padre Lívio Donnati, de Grego, Literatura Universal e Latim, bem como de Filosofia, do Padre Guerino Molon, mas nunca perdi o contato com os socialistas de Estância, notadamente com meu amigo Antônio Barbosa, o Barbosinha, como carinhosamente o chamávamos.
Barbosa por sua postura de visível dedicação ao PSB e na humildade que lhe é inerente sempre trabalho pelo fortalecimento do partido, e se deve a ele a presença do Senador Antônio Carlos Valadares e de seu filho, Deputado Valadares Filho, no PSB, tornando-o uma das agremiações políticas mais influentes e combatíveis de Sergipe. E em Estância, de forma especial, Barbosa conseguiu atrair o melhor da juventude para sua militância, como o advogado Dr. Cristóvão Freire dos Santos, hoje Vereador pelo PSB em Estância e forte candidato a Deputado Estadual.
O PSB é um partido de líderes, não um partido de donos. Essa diferença é essencial na compreensão da força do Partido Socialista Brasileiro na dinâmica dos processos eleitorais nos últimos 25 anos em Sergipe, a ponto de termos em sua fileiras homens da estatura ética e vivência humana como Antônio Carlos Valadares, Valadares Filho, Dr. Cristóvão Freire e o próprio Antônio Barbosa – Barbosinha, como teimo em chamá-lo pelo carinho e respeito com que o tenho no rol de meus amigos.
Tenho muito orgulho de ter de certa maneira participado desta história. Desses 25 anos de defesa intransigente do Direito e da Democracia. Hoje, longe da militância político-partidária, após uma breve passagem pelo PSDC – Partido Social Democrata Cristão, sigla pela qual fui candidato a Deputado Federal em 2006, vejo pela lente da história que a luta de homens como Antônio Barbosa, Senador Valadares, Dr. Cristóvão Freire, Deputado Federal Valadares Filho e tantos outras boas almas sergipanas não foi nem jamais será em vão. O PSB nestes 25 anos de história em Estância tem, também, sabido honrar a memória de Zé Rosa de Oliveira Neto, homem culto, inteligente, sensível, amigo e apaixonado pela vida. Zé Rosa é um companheiro no melhor do vernáculo e vez nascer em mim, aquele garoto de então 15 anos, a certeza que a ética deve ser o signo a nos reger. Sempre, e mais, e tanto.
¹Paulo César dos Santos, 39 anos, casado, empresário, presidente do Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito, com sede em Recife – Pernambuco. Estudioso das Ciências Sociais, Filosofia e Direito, possui cursos em nível de extensão e aperfeiçoamento pela Universidade Federal de Sergipe, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE, Universidade de Brasília, Instituto Brasiliense de Direito Público, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Escola Nacional de Advocacia da OAB-Nacional, Escola Superior de Advocacia da OAB-SE, Universidade Estácio de Sá – UNESA, e em Direitos Humanos pela Ágere Cooperação em Advocacy e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. No Twitter: http://twitter.com/Instituto_Nobre
Em 1985, o Brasil vivia um momento marcante em sua história, que era o processo de redemocratização do País, após os tristes anos da Ditadura Militar, nascida nos porões dos quartéis e levada a efeito em 31 de Março de 1964, mas que se agigantou com a edição do Ato Institucional nº 05, de Dezembro de 1968, levando muitos e bons sergipanos ao injusto cárcere, outros exilando, ceivando a vida d'outros, cassando Governadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores.
Criado em 1947, o Partido Socialista Brasileiro é levado à clandestinidade devido a edição do AI-02, de 27 de Outubro de 1965, retornando tão somente em 1985, como já declinei. É nesse momento que o PSB chega a Estância, levado pelo hoje advogado Antônio Barbosa e pelo jornalista e advogado José Rosa de Oliveira Neto, falecido em 12 de Fevereiro de 2001, e pelo companheiro Fred – cujo sobrenome neste momento olvido. Em Estância, reuniram-se um grupo de jovens intelectuais de esquerda, liderados por Antônio Barbosa e pelos professores Antônio Miguel Viana de Jesus, José Antônio de Souza, Gildalberto dos Correios, Valmir Almeida, José Francisco Nascimento – este, filho intelectual do saudoso Padre Almeida, ideologo do cooperativismo em Estância nos anos 60 e posteriormente em Lagarto, principalmente na Colônia 13; Zezinho Nascimento, sobrinho de Zé Francisco, Edvaldo Alcântara e tantos outros companheiros. E na lanterninha eu – então com 15 anos de idade, e Hilton Tarquínio dos Santos, dois ou três anos mais velho que eu, e a nós dois coube a estruturação de uma “Juventude Socialista em Estância”, reunindo jovens, panfletando, promovendo o movimento estudantil através da União Estudantil “Juventude Já”, de curta história mas de muita mobilização naquela época.
Não tínhamos recursos. Os primeiros livros que li sobre socialismo e sobre o PSB eram-me emprestados por Miguel Viana, professor, músico, compositor, poeta e jornalista. O mais intelectual entre o membros do PSB nascente de Estância.
O PSB era um partido pequeno, mas que chamava a atenção, principalmente através da atuação jornalística de alguns de seus membros, sobretudo Miguel Viana, eu e Tarquínio, posto que eramos colaboradores da imprensa local – Folha Trabalhista, Gazeta de Estância, Nosso Jornal, Folha do Abaís e Jornal de Estância, este último de propriedade de José Nelson de Araújo, que chegou a ser eleito prefeito de Estância pelo PSB.
O prefeito de Estância, quando da criação do PSB em Estância nos idos de 1985 era o médico e ex-Deputado Carlos Magno Costa Garcia, que chegou a, já naquela época, estudar a possibilidade de filiar-se ao nascente partido dos socialistas estancianos, chegando a nomear Miguel Viana para a então criada – por sugestão minha e do Tarquínio, Secretaria Municipal de Cultura. Eu e o Tarquínio passamos então a prestarmos assessoria direta a Dr. Carlos Magno, subordinados a priori ao chefe de Gabinete de sua administração, o Pastor Pedro Alexandre Alves, e posteriormente a Miguel Viana, que trouxe sua formação socialista para a administração de Carlos Magno.
Interessante é que muitos anos depois, viria Carlos Magno a se filiar ao PSB, juntamente com o seu filho, Tito Magno, hoje Vereador pelo município de Estância. O hoje Senador Antônio Carlos Valadares foi o grande baluarte deste processo desde 1986, quando é eleito Governador pelo PFL, mas mantinha respeitosa relação com o PSB, onde ingressa oficialmente em 2000, quando disputa a Prefeitura de Aracaju.
Em 1989, fui parar no sul do País, no Paraná, onde estudei Humanidades como Seminarista da Congregação dos Religiosos de Sion, tendo sido Postulante e Acólito Católico e aluno do Padre Lívio Donnati, de Grego, Literatura Universal e Latim, bem como de Filosofia, do Padre Guerino Molon, mas nunca perdi o contato com os socialistas de Estância, notadamente com meu amigo Antônio Barbosa, o Barbosinha, como carinhosamente o chamávamos.
Barbosa por sua postura de visível dedicação ao PSB e na humildade que lhe é inerente sempre trabalho pelo fortalecimento do partido, e se deve a ele a presença do Senador Antônio Carlos Valadares e de seu filho, Deputado Valadares Filho, no PSB, tornando-o uma das agremiações políticas mais influentes e combatíveis de Sergipe. E em Estância, de forma especial, Barbosa conseguiu atrair o melhor da juventude para sua militância, como o advogado Dr. Cristóvão Freire dos Santos, hoje Vereador pelo PSB em Estância e forte candidato a Deputado Estadual.
O PSB é um partido de líderes, não um partido de donos. Essa diferença é essencial na compreensão da força do Partido Socialista Brasileiro na dinâmica dos processos eleitorais nos últimos 25 anos em Sergipe, a ponto de termos em sua fileiras homens da estatura ética e vivência humana como Antônio Carlos Valadares, Valadares Filho, Dr. Cristóvão Freire e o próprio Antônio Barbosa – Barbosinha, como teimo em chamá-lo pelo carinho e respeito com que o tenho no rol de meus amigos.
Tenho muito orgulho de ter de certa maneira participado desta história. Desses 25 anos de defesa intransigente do Direito e da Democracia. Hoje, longe da militância político-partidária, após uma breve passagem pelo PSDC – Partido Social Democrata Cristão, sigla pela qual fui candidato a Deputado Federal em 2006, vejo pela lente da história que a luta de homens como Antônio Barbosa, Senador Valadares, Dr. Cristóvão Freire, Deputado Federal Valadares Filho e tantos outras boas almas sergipanas não foi nem jamais será em vão. O PSB nestes 25 anos de história em Estância tem, também, sabido honrar a memória de Zé Rosa de Oliveira Neto, homem culto, inteligente, sensível, amigo e apaixonado pela vida. Zé Rosa é um companheiro no melhor do vernáculo e vez nascer em mim, aquele garoto de então 15 anos, a certeza que a ética deve ser o signo a nos reger. Sempre, e mais, e tanto.
¹Paulo César dos Santos, 39 anos, casado, empresário, presidente do Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito, com sede em Recife – Pernambuco. Estudioso das Ciências Sociais, Filosofia e Direito, possui cursos em nível de extensão e aperfeiçoamento pela Universidade Federal de Sergipe, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE, Universidade de Brasília, Instituto Brasiliense de Direito Público, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Escola Nacional de Advocacia da OAB-Nacional, Escola Superior de Advocacia da OAB-SE, Universidade Estácio de Sá – UNESA, e em Direitos Humanos pela Ágere Cooperação em Advocacy e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. No Twitter: http://twitter.com/Instituto_Nobre

Comentários
Postar um comentário