ENSINO SUPERIOR EM ESTÂNCIA - SERGIPE
Poucos sabem, mas as primeiras cátedras de ensino superior em Sergipe nasceram em Estância, pelo sacerdote e posteriormente 1º Bispo de Goiás DOM QUIRINO, que aqui instalou os cursos de Letras e Filosofia. O Jurista Tobias Barreto de Meneses foi estudante aqui em Estância, se transferindo depois para a Escola de Direito do Recife. Outras iniciativas tiveram, como a tentativa do CENEC - Campanha Nacional de EScolas da Comuidade, com cursos de Magistério e Ciências, e o IDE - Instituto Diocesano de Estância, com curso de Odontologia (creio que esse não chegou a formar qualquer turma). Mas recentemente (anos 1990), a iniciativa de se trazer cursos superiores para Estância coube a Zé Nelson, então prefeito de Estância, que foi muito criticado por viabilizar a vinda da Universidade Tiradentes para Estância. O pai dos queridos Zé Magno Brasil e Flávio Brasil percebeu a importância de termos um campus universitário em Estância. Essa luta foi esquecida por gestores municipais posteriores, com exceção de IVAN LEITE, que lutou para trazer o ensino superior público, gratuito e de qualidade para Estância, o que conseguiu ao trazer o IFS - Instituto Federal de Sergipe, que teve como seu primeiro reitor o Prof. Mestre Carlos Menezes Júnior, que geriu o IFS em seu nascedouro e também a Universidade Aberta do Brasil - UAB, ligada à Universidade Federal de Sergipe. Isso é história.

Comentários
Postar um comentário