O GOVERNO POMBALINO

A influência iluminista chegou a Portugal na segunda metade do século XVIII através de Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido como Marquês de Pombal, nomeado ministro pelo rei Dom José I. Durante esse período Portugal passava pelo despotismo esclarecido, ou seja, seu monarca governante implantava políticas baseadas no pensamento iluminista. Marquês de Pombal modernizou a administração pública de seu país e ampliou os lucros provenientes da exploração colonial. Durante os 27 anos em que esteve no cargo, protegeu os grandes empresários, criando as companhias monopolistas de comércio, combateu tanto os nobres quanto o clero e reprimiu igualmente as manifestações populares. Seu período como ministro foi tão marcante que ficou conhecido como Período Pombalino. No campo econômico ele ampliou o mercantilismo e propôs medidas com inspiração nos ideais iluministas. A administração foi modificada também e Pombal instalou a Real Fazenda que centralizava a cobrança de impostos. De fato, Pombal, que estava antenado na ilustração, reformou o sistema político português para manter o sistema colonial. Em outras palavras, podemos dizer que Pombal reformou para não revolucionar. _________________________________________________ Fonte: www.estacio.br

Comentários